PASSADO E PRESENTE

sexta-feira, 16 de março de 2012

ORIGAMI - A ARTE DE DOBRAR PAPEL


Segundo estudiosos, a origem do Origami é tão antiga quanto a origem do papel.
O papel surgiu na China, em 105 a.C. para substituir a seda que era usada para escrever.
ORI
KAMI
 A origem da palavra é japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrarkami, deriva do desenho de seda e significa papel e espírito de Deus.
Ao juntar ori com kami a pronúncia fica ” Origami”
Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel. Faz-se a representação de determinados seres ou objetos utilizando as dobras geométricas de um bocado de papel, sem cortá-lo ou colá-lo.                              
O origami é uma modalidade artística criada e desenvolvida pela cultura japonesa. É uma arte tão bonita e fácil de aprender, pelo menos os origamis mais básicos, que se espalhou pelo mundo todo e ganhou muitos adeptos.
 O origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que no entanto podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos mais complicados.
Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cor ou estampado e continua-se, recorrendo apenas a dobragens.
Acredita-se que os origamis começaram a aparecer no período Edo japonês, que gira entre 1603 e 1867.
No início, ao contrário da crença popular, o origami tradicional japonês foi menos rígido e permitia até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho, ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada.

No Japão, cada origami representa um aspeto diferente:
o sapo representa o amor e a fertilidade; a tartaruga, a longevidade e o tsuru (ave-símbolo do Origami), também conhecido como grou ou cegonha, significa boa sorte, felicidade e saúde.

Reza a lenda que quem fizer mil tsurus, desejando algo, terá sucesso.

QUERES APRENDER A FAZER UM ORIGAMI? 
Agora é a tua vez de fazer a ave-símbolo do origami!





Sem comentários:

Enviar um comentário