PASSADO E PRESENTE

quarta-feira, 7 de março de 2012

A POPULAÇÃO JAPONESA

A população japonesa estima-se em cerca de 127,770 milhões de habitantes (incluindo os residentes estrangeiros) e é considerada a 9ª maior do mundo. O facto da sua área territorial ser relativamente pequena, fez com que o país fosse densamente povoado. A média de habitantes por km2 (densidade demográfica) é de 341.
Muitas pessoas vivem nas planícies, perto do mar onde estão localizadas as grandes cidades (em cada cinco pessoas, quatro moram em cidades grandes).
Os japoneses são um povo harmonioso e culto, disciplinado e organizado, com espírito ativo, empreendedor e com sentido de poupança. O respeito pelo meio ambiente também é um ponto forte na vida das pessoas (a reciclagem, por exemplo, já faz parte do dia-a-dia dos japoneses há muito tempo).

ORIGEM:






Em tempos remotos, os nativos das ilhas do Japão misturam-se com os povos da Ásia continental e das Ilhas do Pacífico (sobretudo coreanos) dando origem à língua e a cultura japonesa actuais.
À exceção de um parte muito pouco representativa dos coreanos e dos ainos, povo indígena com traços físicos parecidos com os dos esquimós e uma cultura e um idioma próprios (dos quais há uma pequena população em Hokkaido), considera-se que os japoneses constituem um único grupo étnico. Classificam-se como um ramo da raça mongolóide, estreitamente relacionada com os povos da Ásia oriental. As suas características físicas gerais são cabelo negro, liso e forte, pele amarela, olhos escuros e oblíquos e corpo pouco piloso. Os grupos étnicos do país são então formados por 99,4% de japoneses, 0,5% de coreanos e 0,1% de ainos.
  O Japão é um país super povoado. Tem cerca de 125 milhões de habitantes e nas grandes cidades uma densidade populacional de 339 habitantes por km2.
DADOS DEMOGRÁFICOS IMPORTANTES:
É actualmente um país idoso, visto que a expectativa de vida é uma das mais elevadas do mundo para ambos os sexos. A Esperança Média de Vida de é de 75,2 anos para os homens e de 80,9 anos para as mulheres. Como tal, o grande desafio do Japão neste século XXI é a segurança social, assistência aos idosos e criação de postos de trabalho.

Multidões habituais na cidade de Tóquio

Sem comentários:

Enviar um comentário