PASSADO E PRESENTE

quarta-feira, 14 de março de 2012

KIMONO


O kimono é um dos símbolos do Japão, reconhecido em todo o mundo por sua beleza e elegância. Surgiu no século VIII, no período de Nara (710 -794), a partir da metade do século 16, sendo usado como roupa de baixo, de mangas curtas (kosode) e como vestimenta de uso diário. O termo kimono passou a ser utilizado no século 18.
É a vestimenta tradicional do japão, é feita de tecido de corte direito, que parece apenas envolver o corpo.
Eles usam materiais como tecido de algodão, linha seda e lã. Caracteriza-se pela simplicidade do corte que se presta facilmente a reformas e que também, de acordo com a preferência ou a idade de quem a veste, poder ser tingido e retingido por várias vezes.
O tipo do corte favorece a silhueta por não acompanhar estritamente as linhas do corpo.
O Kimono é um traje de cerimónia no japão, mas excepto em casamentos e outras ocasiões muito especiais, está a ser cada vez menos usado na vida do dia-a-dia.
Hoje, a maioria das japonesas veste-se ao estilo ocidental, porém a roupa tradicional ainda é muito usada como traje formal em ocasiões especiais e também como roupa de uso diário no lar (yukata). Geralmente são confecionados de seda, cujos desenhos, cores e estampas variam de acordo com a ocasião e o estado civil de quem o veste.
Há diversas classificações do kimono. Veja abaixo os mais usados e famosos.
Yukata
Uchikake
kurotomesode
furisode







Sem comentários:

Enviar um comentário