PASSADO E PRESENTE

terça-feira, 13 de março de 2012

IKEBANA -“Arranjo de Flores”



Ikebana (em japonês: 生け花 ou いけばな, literalmente “flores vivas”) é a arte japonesa de arranjo floral, também conhecido como o “caminho das flores” kado (华道). Na arte ikebana, procura-se retratar o equilíbrio existente no universo, unindo o céu (Shin), o homem (Soe) e a terra (Tai ou Hikae) dentro de um mesmo arranjo.
Em contraste com os arranjos florais nos países ocidentais, o arranjo floral japonês cria uma harmonia de construção linear, ritmo e cor. Enquanto os ocidentais tendem a enfatizar a quantidade e as cores das flores, dedicando a atenção, principalmente, à beleza das flores, os japoneses enfatizam os aspectos lineares do arranjo.
Ikebana é mais do que simplesmente colocar as flores num recipiente. Toda a estrutura de um arranjo floral japonês está baseada em três pontos principais que simbolizam o céu, a terra e a humanidade.
História do Ikebana
Ikebana rikka
Ikebana começou como uma espécie de ritual, oferecendo flores feitas, em templos budistas no Japão, durante o século VI. Nessas modalidades, tanto as flores como os ramos foram feitos para apontar para o céu como uma indicação da fé. Um estilo mais sofisticado do arranjo de flor, chamada rikka (flores permanentes), apareceu no século XV.
O estilo rikka reflete o esplendor da natureza e da sua exibição. Por exemplo, ramos de pinheiros simbolizam rochas e pedras, crisântemos e branco simbolizam um rio ou riacho. O estilo rikka tornou-se popular no século XVII, sendo utilizado como uma técnica de decoração para festas e ocasiões cerimoniais. Atualmente, é considerado um modo antiquado de arranjo de flores, sendo raramente praticado.
Ikebana tokonoma
As mudanças mais significativas na história da ikebana tiveram lugar durante o século XV, quando o shogun Ashikaga Yoshimasa (1436-1490) governou o Japão. Nos grandes edifícios e pequenas casas que construiu, percebe-se o seu amor pela simplicidade. Estas casas continham tokonoma (espécie de oratório), onde as pessoas pudessem colocar objetos de arte e arranjos de flores. Foi durante este período que as regras do ikebana foram simplificadas, para que as pessoas de todas as classes pudessem desfrutar da arte.

Ikebana nageire
No século XVI, um estilo mais simples de arranjo de flor, chamada nageire (que significa jogar ou arremessar), surgiu como parte da cerimónia do chá. De acordo com este estilo, as flores são dispostas naturalmente num vaso, não importanto quais os materiais utilizados.     
Devido à sua associação com a cerimónia do chá, este estilo também é chamado cha-bana (茶花, literalmente “flores do chá”).

Ikebana moribana
Na década de 1890, logo após a Restauração Meiji (um período de modernização e ocidentalização do Japão), desenvolveu-se um novo estilo, chamada moribana ikebana, ou “flores empilhadas”. Este estilo surgiu em parte devido à introdução de flores ocidentais, devido à ocidentalização do Japão. O estilo moribana, que criou uma nova liberdade em arranjos de flores, é utilizado para uma paisagem ou um cenário do jardim. É um estilo que pode ser desfrutado e pode ser adaptado tanto para situações formais como informais.
Ikebana Moderno
Em 1930 começa a transliteração para zen’ei ikebana ou zen’eibana (Ikebana Moderno). Esta forma de ikebana é mais expressiva do que o estilo clássico. Junto com a cerimónia do chá e da caligrafia, ikebana era uma das artes em que as mulheres eram tradicionalmente educadas, em preparação para o casamento. Hoje, o arranjo de flores é venerado como uma das artes tradicionais do Japão. É praticado em muitas ocasiões como em cerimónias e festas, e muitas pessoas, atualmente, ainda escolhem estudar esta arte.
A arte do Ikebana é tão popular no Japão que acabou por levar à fama mundial: existem mais de três mil escolas que a ensinam no mundo e mais de quinze milhões de praticantes.
Cada estilo segue um conjunto determinado de regras e de técnicas, no momento da elaboração de um arranjo floral. Alguns simples e delicados, outros tremendamente complexos e trabalhosos; cada um deles, no íntimo, querem nada mais nada menos que traduzir em formas, cores e sensações a maneira como o ser humano encara a vida, a natureza à sua volta e sua interação com o divino e o transcendental.

Como fazer um Ikebana – Passo a Passo

(Estilo Shoka - o triângulo dos ramos principais simboliza a relação de interligação entre o céu, o homem e a terra.)
O material para fazer o Ikebana pode variar, afinal, existem vários tipos. Mas basicamente precisamos de:
  • 1 vaso de Ikebana
  • 1 Kenzan (anel de metal que prende as flores no lugar)
  • Água
  • Flores
  • Ramos e caules
  • Tesoura (adequada)
O  kenzan
O kenzan é o elemento básico para os tipos do arranjos feitos em vasos de boca larga, pratos ou tigelas. Trata-se do um objeto do metal em cuja base estão fixados pinos pontiagudos, onde serão fincadas as flores e galhos nas posições desejadas.
Como fazer um Ikebana?
1 - Escolher os ramos
O ramo tem que ter três caules principais: o principal, que representa o homem, o secundário, um pouco mais pequeno, que representa o céu, e o ramo ornamental, com flores coloridas, que representa a terra.
Os ramos devem ser simples: ramos ou galhos finos e longos, em linha reta, com poucas folhas. O ramo principal deve ter o dobro do tamanho do recipiente. O ramo ornamental deve ser o único com flores e os botões abertos (um, dois) devem estar perto da base.
2 - Linhas do Arranjo
Shin – É a linha principal e o ponto básico de todo arranjo. Por isso, deve escolher  o galho mais longo e mais forte. O comprimento deve ter o dobro do diâmetro do vaso mais a medida da sua profundidade.
Soe – É a linha secundária que corresponde ao segundo galho, deve ter 3/4 do comprimento total do Shin.
Hikae – É a linha terciária, que deve ter a metade ou 3/4 do comprimento do Soe.
Jushi – São as linhas auxiliares e elementos secundários do arranjo. Devem ser menores e mais baixos do que as três linhas principais. As Jushi são as flores do arranjo. A quantidade de flores depende do gosto de cada um, mas o numero deve ser o suficiente para dar harmonia e equilíbrio ao conjunto. As flores devem ser colocadas em alturas desiguais no espaço triangular formado pelas três linhas principais.

2 - Como colocar no vaso

Corte as extremidades inferiores dos ramos primários e secundários, de modo a que forme num ângulo de 45 graus, mantendo-os sob a água. Isso permite que o tronco absorva a água em vez de ar, para mantê-lo fresco por mais tempo.
3 - Como fazer?
Primeiro
Coloque o vaso na sua mesa de trabalho Corte as plantas dentro de água e retire-lhe as folhas desnecessárias.
Segundo
Coloque o kenzan dentro do vaso. Encha o vaso com água até 2/3 do seu volume. Coloque o primeiro galho (Shin), que representa o céu. Deve ter uma inclinação de 75 graus, como se estivesse sob a ação do vento na natureza (elemento ar).
Terceiro
Coloque o galho Soe no Kenzan, que representa o homem, na direção do ombro esquerdo, inclinado 40 - 45 graus (8 horas na posição do relógio).
Quarto
Coloque o ramo hikae, que representa a Terra, ligeiramente à frente, incline em ângulo de 15 graus.
Quinto
Enfeite com as Jushi, flores menores ou folhas de plantas para esconder o kenzan no vaso e adicionar profundidade, tendo em conta a harmonia do conjunto. Certifique-se que são mais curtos que os ramos principais e que a água ainda é visível. Os espaços vazios são uma característica importante no arranjo e deixam expressar o elemento água e o elemento luz.

Onde colocar o Ikebana

O Ikebana deve ser colocado num local bem iluminado, onde possa ser visto de frente. No Japão é normalmente colocado onde os hóspedes são recebidos. Assim, todos podem apreciá-lo e gozar da sua harmonia.

A Energia das flores (Feng Shui)
Os arranjos de flores Ikebana, podem ser feitos com flores, folhas, galhos, frutos e plantas secas. Com uma tradição de mais de 500 anos a arte de Ikebana, também conhecida como Kado. ou Caminho das Flores, traz um grande equilíbrio de espírito para quem a pratica e admiração para quem recebe.
Acácia: Transmite a energia da “Paz, Calma e Estabilidade”
 Crisântemo: Simbolizando a energia da “Proteção e Beleza”
 Jasmim: Energia da “Amizade, Amor e Paz”
 Lótus: Energia do “Amor e Proteção”
 Orquídea: Energia do ” Amor e paciência”
 Rosa: uma flor que transmite “Romantismo, beleza e paz”
A Energia Que Algumas Flores Transmitem No Feng Shui

Sem comentários:

Enviar um comentário