PASSADO E PRESENTE

sexta-feira, 16 de março de 2012

QUEM FOI AKIRA YOSHIZAWA?

 Akira Yoshizawa nasceu em 1911, em Kaminokawa, Japão e faleceu em 2005.
Yoshizawa não teve uma vida fácil, começou a trabalhar muito cedo, aos treze anos, numa fábrica. Desde criança que gostava de fazer origami e, mais tarde, quando ensinou geometria, utilizou os origamis para ajudar a resolver problemas geométricos.
Em 1937, aos 26 anos de idade, Akira resolveu largar seu serviço na fábrica e dedicar-se somente à realização de origamis. Inicialmente não foi bem sucedido e passou por graves dificuldades económicas.
Em 1944, conseguiu publicar alguns de seus trabalhos na revista Origami Shuko, de Isao Honda e , mais tarde, surgiram pedidos de trabalho, como por exemplo os 12 signos do zodíaco. Começou então a ter sucesso.
Aos 43 anos, Yoshizawa fez a sua primeira monografia, onde estabeleceu técnicas de como dobrar origamis, que se tornou padrão para a maioria dos “origamistas”.
Yoshizawa publicou 18 livros de origami e diz ter criado mais de 50 mil modelos. Ele também introduziu diferentes técnicas, como a dobradura molhada, conseguindo assim detalhes arredondados e mais parecidos com esculturas reais.
A arte de Yoshizawa é realista e detalhada, mas o que é mais impressionante é o movimento. Os seus origamis são tão realistas que parecem, que a qualquer momento eles vão começar a mover-se.
A maioria de seus modelos são inspirados na natureza, ele criou aves, animais, plantas e até mesmo paisagens.
 




Sem comentários:

Enviar um comentário