PASSADO E PRESENTE

terça-feira, 13 de março de 2012

CERIMÓNIA DO CHÁ

Beber chá é um costume introduzido no Japão, no século IX, na forma de chá de infusão (団茶, dancha) por um Monge Budista Eichu (永忠), quando voltava de uma viagem à China, onde conheceu a Erva, de acordo com a lenda, após 200 anos. O chá tornou-se a bebida mais consumida no Japão, e cultivada em seu próprio território.
A Cerimónia do Chá é o conjunto de regras respeitantes à forma de preparar a infusão de chá e de como tomá-lo. Na cerimónia do chá, o que se toma não é o chá verde caseiro mas o chá em pó, denominado Matcha.  
A Cerimónia do chá acontece num local, chamado chashitsu, construído especialmente para este fim. Geralmente, a edificação fica num jardim ao qual se chega através de um caminho sinuoso. Os convidados purificam-se numa pequena pia antes de entrar na casa por uma porta baixa que obriga todos a se curvar. Esta porta simboliza o abandono dos valores hierárquicos terrestres. A divisão minúscula, medindo cerca de três metros quadrados, está equipada com um foyer central, desprovido de móveis e num nível mais baixo que o resto do chão. Algumas peças enfeitam o ambiente: um pergaminho preso à parede, um vaso de flores e alguns outros objetos de arte.
Existem muitas escolas modernas de chá. Em algumas delas, uma refeição composta de iguarias da estação precede a cerimônia em si. Habitualmente, os utensílios, muitas vezes antigos e de grande valor, são expostos antes de serem utilizados. O anfitrião faz, em seguida, o aquecimento da água em vasilha especial, num pequeno forno ou sobre brasas. Verte o chá verde amargo no bule com a ajuda de uma pequena colher, adiciona água e mistura com um bastão de bambu até que a bebida se torne espumosa. Imediatamente, entrega o bule aos convidados que, um após o outro, bebem um gole de chá, enxugam a borda e passam o bule adiante. O anfitrião e seus convidados discutem calmamente e admiram os utensílios e os objetos do ambiente. Após a cerimónia principal, um chá menos espesso acompanha as guloseimas. Terminada a cerimónia, o anfitrião recebe os agradecimentos e despedidas dos convidados.
Os Utensílios da cerimónia são chamados de dōgu (道具, literalmente "Ferramentas"). A quantidade de dōgu necessários a uma cerimónia varia em função da escola e do estilo da demonstração. A sua variedade, nomes específicos e combinações de utilização tornam impraticável pela sua extensão a inclusão neste espaço de uma lista pormenorizada. Existem no Japão dicionários específicos que chegam a ter centenas de páginas. Apresenta-se de seguida uma lista simplificada com os itens essenciais:
  
  • Fukusa (lenço de seda)
  • Chawan (taça)
  • Natsume ou Cha-ire (boião para o chá em pó)
  • Chasen (batedor para preparar o chá)
  • Chashaku (espátula para servir o chá em pó)
  • Chakin (pano para limpar a taça)
  • Hishaku (concha de bambú)
  • Kensui (recipiente para a água suja)
  • Tana (pequena estante para colocar os utensílios)
  • Kama (panela de ferro)
  • Furo (braseiro)

Sem comentários:

Enviar um comentário