PASSADO E PRESENTE

quarta-feira, 7 de março de 2012

UM PEQUENO PASSEIO PELA HISTÓRIA DO JAPÃO


O Japão foi fundado no ano 660 a.C. pelo imperador Jimmu. É actualmente uma das maiores potências económicas mundiais, possui 13 séculos de uma história memorável e tem uma cultura muito característica.
O país foi reconhecido pela civilização ocidental no século XVI graças aos Portugueses que estabeleceram relações comerciais com este recém encontrado país. Para se expandir, o Japão necessitou de possuir um vasto monopólio marítimo e, tendo poucos recursos naturais, desde sempre teve de recorrer à importação de quase todas as matérias-primas.
A sua abertura a influências estrangeiras foi alcançada devido à longa guerra civil que travou e ao facto de os antigos imperadores distribuírem demasiadas terras do império a identidades privadas, nomeadamente Shoguns, que começaram a mobilizar o seu próprio exército na luta pela posse de território. Para recuperar o seu poder soberano, o Japão teve de assinar tratados pouco vantajosos com potências estrangeiras, o que levou à derrota o último Shogun em 1868. A partir daí estabeleceu-se um governo imperial e iniciou-se um processo acelerado de modernização do país. Graças às sucessivas reformas no ensino, a alfabetização propagou-se rapidamente e os japoneses transformaram-se em pouco tempo num poderoso país que conseguiu edificar um grande império ultramarino a partir do início do século XX.
Na década de 1920, o Japão já tinha adquirido um enorme prestígio e influência internacionais. Porém, a grande depressão económica da década seguinte provocou a ruína do império.
Em 1937, o Japão invade a China, iniciando então uma guerra com este país. Os ataques à base americana de Pearl Harbour assinalaram a entrada do Japão na II Guerra Mundial que com o holocausto nuclear de Agosto de 1945 sobre Hiroshima e Nagasaki culminou com a sua derrota deixando o país à beira do caos. Foi ocupado pelos EUA até 1952, período em que se deram grandes transformações devido às influências internacionais.
Após a desocupação do país por parte dos EUA, implantou-se um regime democrata e este voltou a entrar num período de enorme crescimento. No princípio da década de 1960, o Japão não só havia recuperado das perdas sofridas no pós-guerra como apresentava indícios de uma crescente economia que subia vertiginosamente. Este fenómeno de crescimento e progresso acelerado ficou conhecido como “O milagre japonês”.
O investimento em novas tecnologias como alternativa à facturação de matérias-primas inexistentes e o investimento a médio e longo prazo trouxeram muitas vantagens à economia nacional. A política de distribuição da população pelas áreas rurais do território implantou uma expansão mais uniforme por todo o território.
O Hino Nacional japonês é o Kimigayo e a 11 de fevereiro festeja-se a fundação do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário