PASSADO E PRESENTE

quarta-feira, 7 de março de 2012

CLIMA DO JAPÃO

O clima do Japão é, em geral, moderado, embora varie de muito de acordo com as regiões, devido às correntes de ar continental de noroeste, que dominam o clima no Inverno, e às correntes de ar oceânicas do sudeste, que prevalecem nos meses de Verão.
Entre as características do clima japonês, as mais importantes são as flutuações da temperatura ao longo do ano, as mudanças nítidas de estações e as chuvas abundantes (as precipitações são abundantes durante todas as estações e atingem médias anuais de 1.500mm no norte e de 2.500mm nas regiões a sudoeste).
O seu clima é regulado por uma complexa interacção do Pacífico, de massas de ar continental e de deslocações frontais, o que provoca frequentes alterações climatéricas, dependendo das estações:
·        O Verão, quente e húmido começa por volta de meados de Julho. É precedido por uma estação chuvosa que normalmente dura cerca de um mês.
·        O Inverno é suave no lado do Pacífico, com muitos dias ensolarados, ao passo que o lado do Mar do Japão tende a ser nublado.

·  A Primavera e o Outono têm dias amenos e sol em todo o país. A partir de Setembro há furacões que podem atingir o interior com as suas chuvas torrenciais e ventos violentos.   
Devido ao comprimento do arquipélago e à sua complexa estrutura do solo, as estações variam de acordo com a região.
· O norte tem Verões quentes e longos, Invernos rigorosos e com muita neve;
·   No centro do arquipélago há calor, Verões húmidos e Invernos frios e curtos.
·O sudoeste do Japão tem Verões longos, quentes e húmidos e Invernos temperados.
A extensão do país em latitude explica a diversidade de climas, do tropical ao temperado, sujeitos também à influência das monções (ventos sazonais) e da própria altitude. A combinação de chuvas abundantes e clima temperado na maior parte do arquipélago produz ricas florestas e vegetação exuberante em toda a área rural.

Sem comentários:

Enviar um comentário